Osteopatia lisboa
1400-192 Lisboa
Telm. 91 151 64 79 Siga-nos no Facebook

O que é Osteopatia?

"…que todos os remédios necessários à saúde existem no corpo humano em tal condição que eles mesmos podem associar-se uns aos outros e aliviar o aflito" (Still, 1893).

Etimologicamente Osteopatia provém dos termos gregos Ostión (osso) e Pathos (efeitos que vêm do interior) cujo inverso é Ethos como simpatia e não como patologia médica que é o resultado das doenças. Por conseguinte, Osteopatia é uma denominação correcta que indica a influência da doença, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso. A Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura.

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A Osteopatia utiliza técnicas manuais suaves, não traumáticas e não dolorosas para aliviar a dor. As manipulações obedecem à lei da Não Dor, isto é todas as técnicas não pode ser dolorosas.

A Osteopatia é o sistema de cura que dá ênfase principal à integridade estrutural do corpo. Esta integridade estrutural é o factor mais importante a manter. Rege a boa saúde do organismo e evita a doença.

Quando recorrer à Osteopatia?

• Lesões das costas: cervicais, lombares, hérnias, contracturas.
  • Lesões desportivas: entorses, luxações, sobrecarga muscular.
  • Patologia músculo-esquelética: artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose.
  • Transtornos da esfera crânio-cervical: cefaleias, enxaquecas, vertigens, tonturas.
  • Transtornos digestivos, circulatórios, respiratórios.
  • Transtornos do Sistema Nervoso.
  • Transtornos psicossomáticos.

“Há que tratar pacientes, não tratar doenças “ (Still)